terça-feira, 7 de outubro de 2008

Deusas: a nova psicologia feminina



Segundo a teoria junquiana, as deusas são arquétipos femininos, ou seja, imagens primordiais de padrões emocionais de dinâmica psíquica que fluem de nossos pensamentos, sentimentos, instintos e comportamentos.
Cada "deusa" é um tipo complexo de personalidade feminina que reconhecemos intuitivamente em nós, nas mulheres a nossa volta e também nas imagens e ícones que estão em toda a nossa cultura.
As deusas personificam em seus mitos as típicas maneiras de uma mulher agir nos momentos de sua vida.
Cada mulher é uma mistura complexa de todas as deusas. Conhecer-se a si mesma mais plenamente como mulher é conhecer por quais deusas se é primordialmente governada e estar ciente de como cada uma delas influencia as diversas fases e pontos de mutação da nossa vida.
É importante descobrir quais deusas tem destaque na nossa vida e quais foram menos desenvolvidas. Despertar o poder feminino ainda não explorado, das deusas reprimidas, é uma abertura para o novo e o criativo.
Há um chamado para integrar tanto as deusas perdidas com as deusas dominantes, trazendo unidade, totalidade e plenitude para a mulher se sentir mais inteira, completa e plena.
Quanto mais deusas conhecermos, mais podemos honrar e celebrar a diversidade feminina. Na jornada rumo à totalidade, buscamos reintegrar todos os aspectos da nossa personalidade.
Totalidade é um modo de viver que integra todas as qualidades de modo transformador e criativo.


Psicologia das Deusas:

A Mulher-Atena é regida pela Deusa da sabedoria e da civilização; busca a realização profissional, a carreira; está envolvida com a educação, a cultura intelectual, justiça social e política.

A Mulher-Afrodite, regida pela Deusa do amor, está voltada principalmente para os relacionamentos humanos, sexualidade, intriga, romance, beleza e inspiração das artes.

A Mulher-Perséfone está regida pela Deusa do mundo avernal. Ela é mediúnica e atraída pelo mundo espiritual, pelo oculto, pelas experiências místicas e visionárias e pelas questões ligadas à morte.

A Mulher-Ártemis é regida pela Deusa da natureza. Portadora de grande energia vital; Ela é prática, atlética, aventureira, aprecia a cultura física, a solidão, a vida ao ar livre e os animais. Dedica-se a proteção do meio ambiente e aos estilos de vida alternativos.

A Mulher-Deméter é regida pela Deusa das colheitas. Ela é uma verdadeira mãe-terra que gosta de estar grávida, de amamentar e de cuidar de crianças. Está envolvida com os aspectos do nascimento e com os ciclos reprodutivos da mulher.

A Mulher-Hera é regida pela Deusa rainha e companheira no poder. Ela se ocupa do casamento, da convivência com o homem e sempre que as mulheres são líderes ou governantes com as questões ligadas ao poder.

Lembre-se: Toda mulher possui todas as deusas dentro de si, mas em proporções diferentes. Reconhecer nossos padrões pessoais é o primeiro passo para a transformação e a cura.

quarta-feira, 1 de outubro de 2008

Arte Terapia


Arte terapia é um método de tratamento psicológico que utiliza mediadores artísticos para a comunicação terapêutica. Também conhecida como terapia expressiva, utiliza técnicas de expressão criativa e recursos como a imaginação, o simbolismo, as metáforas e a mitologia para enriquecer o processo terapêutico.
A criação do material artístico é espontânea, sem preocupação técnica nem estética. O objetivo é expressar-se espontaneamente e experimentar a liberdade de criar. Através de diferentes materiais artísticos, pode-se entrar em contato com sentimentos, pensamentos, sensações e intuições, podendo também acessar níveis profundos da psique.
A arte-terapia busca resgatar o potencial criativo do ser humano, estimula a autenticidade, a autonomia, a espontaneidade e a liberdade para o ser humano se expressar, sem críticas nem julgamentos.
A expressão dos sentimentos e pensamentos através da arte faz com que o indivíduo se reorganize internamente. A arte, no contexto terapêutico, é uma atividade regeneradora e auto-reguladora. O cliente tem papel ativo no processo arte-terapêutico, podendo despertar seu curador interno: a essência criativa que cada um traz dentro de si.
No processo criativo, a energia do inconsciente se liga a um arquétipo e o expressa numa linguagem simbólica. A arte é um canal para um nível não verbal de percepção que leva ao processo de crescimento e transformação pessoal.
A Arteterapia, através da estimulação da expressão e do desenvolvimento da criatividade, favorece:
-A liberação de emoções, de conflitos internos, e conteúdos inconscientes.
-Contato com o mundo interior: sentimentos, pensamentos, conteúdos reprimidos e potenciais ainda não trazidos a consciência.
-Desenvolvimento psicomotor
-Um modo lúdico e criativo para lidar com as situações do dia-a-dia
-Equilíbrio físico, emocional, mental e espiritual
-Tem função de diagnóstico, tratamento e prevenção.
-Estimula a imaginação e a intuição,
-Aumenta a auto-estima, a espontaneidade e a criatividade.
-Melhora a comunicação consigo mesmo e com o outro
-Fornece recursos terapêuticos para lidar com sintomas de doença
-Facilita a expressão de sentimentos difíceis de verbalizar
-Auto- conhecimento e auto- transformação
-Amplia a consciência na expressão a nível mental, emocional, corporal, e espiritual.
-Facilita e enriquece o processo terapêutico através de metáforas, contos, recursos simbólicos e expressão artística.

A arteterapia pode ser aplicada:
-Em empresa ou instituições – com oficinas temáticas, por exemplo: desenvolvimento da criatividade, do potencial pessoal, gerenciamento do stress...
-Nas escolas - desenvolve temas como a criatividade, auto-estima, valores, educação emocional...
-No consultório – as vivências expressivas e o processo criativo têm potencial terapêutico de integração de si mesmo, equilíbrio e transformação.
-Em spas, hotéis,clínicas estéticas e de saúde
-Em hospitais e clínicas médicas

Arte-Terapia: um caminho para o equilíbrio entre o corpo, mente, emoções e espírito!

Para mais informações: ribasgabriele@yahoo.com.br